Honra, brutalidade e traições: um aperitivo do mundo antigo em "Roma"
"A Roma antiga é a base do direito moderno, e nos deixou muitos ensinamentos sobre política e administração, e o fato é que a série consegue mostrar o espírito daqueles tempos remotos. É uma crônica emocionante sobre a vida difícil do povo nas ruas, da religiosidade, e principalmente da natureza bipolar do poder político."
ARTIGOS
George Lucas Casagrande
Nos escritos de Julio César sobre a incursão militar romana na região da Gália, há um episódio em que ele cita o nome de dois soldados romanos da 11° legiao romana. Nesse episódio, os soldados cometem uma atitude de lealdade, onde um salva a vida do outro em uma batalha. Os soldados se chamavam Lúcio Voreno e Titto Pulo, e isso é tudo o que sabemos sobre a vida de ambos.
Essa história veridica do livro de César é importante para falarmos de uma obra ficcional espetacular sobre o mundo romano. Falo da série da HBO, composta por 22 episódios no total: Roma. Aqui, os dois protagonistas são homenageados com os nomes dos valentes soldados citados acima.
Acompanhando as aventuras e a amizade de Lúcio Voreno e Titto Pulo, conhecemos uma fidedigna produção do que era a vida na brutal roma antiga. A história pessoal de ambos os soldados é contada junto aos eventos que marcaram o final da república romana e o início do imperio, ou seja, o triunfo de César e o seu posterior assassinato, além da subsequente briga pelo poder de Roma.
Na primeira temporada, a série mergulha na ascensão de uma das figuras mais conhecidas da humanidade. Cesar, o homem que dividiu a opinião dos romanos foi um herói ou um tirano? O fato é que suas investidas militares, seu populismo e sua sede de poder deixaram personagens como Brutus, Cássio e Cícero tão preocupados com os rumos da sociedade que seu assassinato, em pleno senado, foi inevitável.
A cena do assassinato no final da primeira temporada é uma das mais épicas da série. E se era preciso frear o ímpeto de César, era também inevitável a crise que se instalaria na república. A briga pelo controle de Roma que o inteligente Brutus, o sanguinário Marco Antônio, e o nada confiável Cícero vão travar na segunda temporada vão causar muito derramamento de sangue, enquanto Voreno e Pullo lutam com dignidade pela sobrevivência.
A Roma antiga é a base do direito moderno, e nos deixou muitos ensinamentos sobre política e administração, e o fato é que a série consegue mostrar o espírito daqueles tempos remotos. É uma crônica emocionante sobre a vida difícil do povo nas ruas, da religiosidade, e principalmente da natureza bipolar do poder político.

